terça-feira, 19 de março de 2013

Capítulo Ibiporã da Ordem Demolay



Muitas pessoas já conhecem o trabalho realizado pela Ordem DeMolay em Ibiporã, outras, talvez, nunca nem ouviram falar. A Ordem DeMolay é um grupo formado por jovens de 12 a 21 anos, do sexo masculino, que visa realizar ações filantrópicas. E nesta segunda-feira, 18 de março, comemora-se o Dia Nacional do DeMolay.

De acordo com as informações do ex-mestre conselheiro do Capítulo Ibiporã da Ordem DeMolay, Rodrigo Franciscon, a Ordem possui Sete Princípios Sagrados, são eles: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Há também princípios como a defesa pela Liberdade Civil, Liberdade Intelectual e Liberdade Religiosa.

A Chegada em Ibiporã

Em Ibiporã, o Capítulo foi fundado no dia 24 de junho de 2006. Hunoel Gonçalves, Bento Seki e Rogério Pesser foram alguns dos nomes que idealizaram Ordem DeMolay em Ibiporã.

“Grandes foram as barreiras, mas a esperança e a vontade de ajudar a juventude ibiporaense impulsionou todos os idealizadores e realizadores deste projeto. O município recebeu a instalação de seu 629º Capítulo subordinado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Teve, como primeiro Mestre Conselheiro, o Ir. Marcel Gonçalves”, lembrou Franciscon.

Alguns anos depois, Gonçalves se tornou presidente do Conselho Consultivo do Capítulo. Com seis anos de existência já foram realizadas muitas ações filantrópicas para diversas entidades carentes do município.

“Já realizamos a entrega de chocolates na Páscoa, doação de roupas, festas em creches carentes, doação de cestas de Natal, Dia das Crianças com crianças carentes, doações de livros, entrega de panetones e a maior de todas as promoções, o Arrastão da Solidariedade DeMolay, que na última edição chegou à marca de 1,5 toneladas de alimentos doados”, completou.

Dia Nacional do DeMolay

Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que instituiu o dia 18 de Março como o Dia Nacional do DeMolay. A escolha da data marca o falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem. Um reconhecimento por esta Ordem que tem milhões de membros espalhados pelo mundo.

História

A fundação da Ordem DeMolay se deu em 18 de março de 1919, em Kansas City, nos Estados Unidos. O idealizador foi Frank Sherman Land. O nome DeMolay foi sugerido por Sherman e representava um homem do Último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, que em vida foi exemplo de companheirismo, fidelidade e heroísmo.

A Ordem chegou ao Brasil em 1980, no Rio de Janeiro, por meio de Alberto Mansur, ele deu início às primeiras células da organização, mais conhecidas como Capítulos. Ele ainda fundou o soberano Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, que coordena todos os trabalhos da ordem no país. Segundo Franciscon, atualmente existe cerca de 700 capítulos instalados em todo o território nacional e mais de 100 mil jovens inseridos.

Ele informou que o objetivo do DeMolay é preparar o jovem para a liderança em sua comunidade e onde estiver, por meio de princípios e fundamentos, pretende imprimir na mente dos jovens uma vida cercada pelos seus fundamentos. Os capítulos, em cada cidade, realizam ações filantrópicas de diversas formas. “Os jovens, e muitas vezes crianças de nosso grupo, estão diariamente engajados em atitudes que visam os menos favorecidos”, contou.
Curta a página no Capítulo no Facebook
http://www.facebook.com/pages/Capítulo-Ibiporã-da-Ordem-Demolay-Nº-629/124658037719479
Fontes: http://www.tudoibipora.com.br/2011/hp/materia.php?mat_id=3521&fb_source=message

Um comentário:

  1. Lembro-me muito bem da primeira reunião que tivemos para a fundação deste Capítulo. Foram eles: Hunoel S. Gonçalves, Bento T. Seki (V.M.), Marcos Muzilli (Ofic. Executivo DeMolay) e Antonio Lourenço Gelain Jr (Secret. Executivo DeMolay). Ali realmente nasceu o Capítulo!!!

    Antonio L. Gelain Jr.'.

    ResponderExcluir