terça-feira, 11 de março de 2014

O que é Carbonária?

A Carbonária é uma organização fraternal de cunho inciático e político, tendo nascido nos moldes de uma sociedade secreta e tornando-se atualmente discreta, que tem como princípio o aperfeiçoamento moral e cívico humanos, preparando-os para preservar, zelar, usufruir e lutar pela verdadeira Liberdade.

O que é a Carbonária?
A Carbonária é uma organização nascida em meio a trabalhadores carvoeiros de Nápoles, Itália, por volta do século XVIII e que recrutava secretamente aqueles que estavam dispostos a agir e velar pela liberdade humana. Após determinado período incia um processo de expansão, chegando a França, Portugal, Espanha e mais tarde a outros países da América do Sul.

Neste sentido, inicialmente, atendia aos interesses locais de onde estivesse presente, agindo contra a opressão quer seja da nobreza, do clero, ou mesmo apoiando e atuando dentro de revoluções e unificações políticas.
Além deste caráter revolucionário que visava a garantia da liberdade humana, a carbonária sempre teve uma estrutura inciática interna que instruia e educava visando preparar o homem de forma moral e cívica, para usufruir desta liberdade.

O Termo "Carbonário"
Como já citado antes, a Carbonária têm seu desenvolvimento entre carvoeiros e associações de carvoeiros em Nápoles, daí o termo carbonário, que vêm de "carbonaro" ou carvoeiro em italiano.

Os carvoeiros eram trabalhadores que atuavam dentro de florestas em acampamentos, extraindo a madeira e transformando-a em carvão. Este fato contribui para o uso de termos e simbolismo ligados a floresta, a extração da madeira e o trabalho com esta ou marcenaria, e o trabalho de produção do carvão ou carvoaria.

Estes fatos e uma futura aproximação com alguns grupos maçônicos levaram a carbonária a ser apelidada de "maçonaria florestal" ou "maçonaria verde".

Sistema Carbonário
A Carbonária em seu aspecto inciático utiliza o sistema de graus para transmitir determinados estágios de ensinamentos, onde cada passagem de grau é dada através da interação do membro com uma alegoria própria que marca sua aceitação pelo grupo naquele determinado estudo, segredos e ensinamentos do estágio ou grau. A transmissão desta alegoria é feita por uma série de símbolos, palavras, gestos e segredos que lhe são revelados durante sua iniciação.

Após tornarem-se uma sociedade organizada, os carbonários mantiveram o simbolismo florestal e carvoeiro, adotando o nome de Choças, Barracas e Vendas aos seus locais de reunião, nomes estes idênticos aos usados por carvoeiros dentro dos acampamentos segundo uma classificação por número de membros do grupamento. Dentro de um grupamento carbonário o termo usado para o tratamento mútuo é "Primo", "Bom Primo" ou "Bom Primo Carbonário", este tratamento muito provavelmente têm sua origem no câmbio de informações e no cunho fraternal mantido entre diversos grupos carbonários incialmente na Itália e depois em toda Europa, que eram vistos pela sociedade como verdadeiras famílias, o que fortalecia seus laços fraternais internos.

Notamos neste ponto a influência que a Carbonária teve não só da Maçonaria como de outros sistemas iniciáticos que seus membros do passado travaram contato ou eram membros. Tal qual outras sociedades secretas usa de sinais, toques e palavras que são dominados apenas por seus membros, a carbonária também o faz sendo que estes foram métodos muito eficazes de mútuo reconhecimento durante suas atuações "em campo" em guerras, revoluções e unificações territoriais dos locais onde se manifestavam.

O aprendizado Carbonário está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. Na primeria câmara temos as Vendas Simbólicas do Rito Carbonário que compreendem três graus:

1º Grau : APRENDIZ CARBONÁRIO

2º Grau : COMPANHEIRO FENDEDOR

3º Grau : MESTRE CARBONÁRIO

É o chamado grau da plenitude maçônica carbonária. No âmbito do Simbolismo (Vendas Simbólicas), é o grau mais elevado, que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre Carbonário possui conhecimentos elevados da história e objetivos maçônicos florestais.
Além disso existem as demais câmaras que apesar de maçônicas são totalmente alinhadas com o simbolismo florestal, sendo elas:
Vendas de Perfeição (do 4º ao 14º grau) REAA Capítulos (do 15º ao 18º grau) REAA Conselho de Kadosch (do 19º ao 30º grau) REAA Consistórios (31º e 32º graus) REAA Supremo Conselho (33º grau) REAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário